Rádio Oficina Literária

Rádio Oficina Literária

Espaço Colaborativo


A Rádio Oficina Literária é um projeto que vem para salientar a cultura brasileira, de uma  forma inusitada com dois objetivos.
Primeiramente o de explorar um universo da literatura nacional de forma expressiva, estimular o público a fortalecer relações com as bibliotecas e centro culturais. Aguçar nos participantes à vontade de buscar informações sobre as obras e seus escritores.
E posteriormente por ser uma peça radiofônica, no qual os participantes terão a oportunidade de vivenciar atividades voltadas para a comunicação; a troca de ideias constante; a experimentação e exibição de produtos audiovisuais, e ainda o estímulo à produção colaborativa em rede, diante das novas tecnologias disponíveis.

Com o objetivo de estimular jovens e adultos à interagir com os meios de comunicação, de uma forma que eles tomem gosto e entusiasmo pelo campo cultural. Os participantes poderão diferenciar a cultura, da simples cultura de massa, a oficina dá a base (literária e audiovisual) para que eles futuramente façam suas escolhas artísticas culturais, sejam elas profissionais ou de entretenimento.

O fator essencial da oficina é a dinâmica “do it yourself”. Aprender na prática é um fator que desperta o real interesse nas pessoas. Produzida de maneira sistemática, com um programa diferenciado, que possa estimular cada participante a se tornar um co-autor, fazendo uso de obras do acervo local de cada edição, que pode ser em bibliotecas, centro culturais, museus, institutos e afins.

O diferencial da oficina não é só a literatura na forma de áudio, mas sim por ser um projeto que pode fazer uso de um vasto acervo, no qual, a cada novo programa, uma obra pode ser descoberta pelo público que participa, e redescoberta por quem escuta na internet sob uma nova releitura.